
Problemas de alto-falantes e microfones do iPhone
25 de fevereiro de 2021
5 grandes mitos sobre o iPhone
1 de abril de 2021Você sabe a história do iPhone?
Há 14 anos, Steve Jobs, o CEO da Apple, apresentava ao mundo o primeiro smartphone da companhia: o iPhone. O aparelho que futuramente revolucionou o mercado e a história da tecnologia e dos telefones celulares.
O começo de tudo
A história do iPhone começa um pouco depois da criação do iPod, quando Steve Jobs decidiu que a empresa deveria entrar de alguma forma no mercado de telefonia móvel. A ideia era montar um aparelho que fosse ao mesmo tempo um celular e um iPod.
Em uma primeira tentativa, a Apple fechou uma parceria com a Motorola e a Cingular, empresa de telefonia móvel da AT&T, no desenvolvimento de um aparelho com iTunes embutido: o ROKR. Porém, o projeto acabou não dando muito certo. Para contextualizar, é preciso entender como era o mercado antes do iPhone: Os modelos de Nokia, Samsung, Sony Ericsson, BlackBerry e Motorola dominavam o mercado, porém eram muito parecidos uns com os outros. O Symbian era o sistema operacional principal, internet rápida no telefone era uma lenda e o sonho de ter um computador no seu bolso era só para um super sonhador.
Grandes expectativas
Foi após o fracasso do ROKR que Jobs percebeu que a Apple deveria desenvolver seu próprio celular, porém não foi tão fácil assim. Um ano depois, o protótipo do produto ainda apresentava alguns problemas como: os aplicativos demonstravam defeito e a bateria do aparelho não carregava corretamente. De fato, Jobs precisava de algo realmente revolucionário, já que a Apple simplesmente não podia decepcionar seu público, muito menos seus stakeholders. A AT&T esperava, no mínimo, algo muito bom, uma vez que assinara com a Apple um contrato de exclusividade, um mega negócio para a empresa. Além disso, críticos e usuários Apple esperavam ansiosamente pelo lançamento de uma grande novidade na convenção da MacWorld, conferência da Apple que acontecia todo ano, desde a década de 80, na Califórnia.
Lançamento
Em janeiro de 2007, o iPhone foi apresentado por Steve Jobs no palco da Macworld Expo, O primeiro iPhone contava com conexão 2G, tela touchscreen, papel de parede único em preto (não era possível mudar naquela época), tela de 3,5 polegadas, câmera traseira de 2 MP e até 8 GB de armazenamento e 128 MB de RAM.
Na apresentação, Jobs mostrou três imagens em um telão: um iPod, um telefone e um aparelho de acesso à Web. A tríade se juntou em um só dispositivo e isso chamou a atenção de todos que assistiam. O CEO da Apple contou que se tratava de um só dispositivo, batizado de iPhone.
O iOS ainda se chamava iPhone OS e era tido como uma miniatura do Mac OS X. A App Store só abriu em 2008, mas parceiros já faziam apps para o sistema. A integração com o iTunes e outros serviços era a cereja do bolo.A partir dali o público fez as grandes filas nas lojas, que acontecem até hoje a cada novo lançamento de modelo do iPhone.
Gostou de conhecer a história do iPhone? Em nossas redes, você encontra informações tão interessantes quanto as do post de hoje! Siga-nos no Instagram e acompanhe!